OFS

OFS

Pages

segunda-feira, 12 de junho de 2017

NÚCLEO DA JUFRA DE BELÉM RECEBE VISITA DA OFS REGIONAL N2


A JUVENTUDE FRANCISCANA – JUFRA é a fraternidade dos jovens que se sentem chamados pelo Espírito Santo para fazer a experiência da vida cristã à luz da mensagem de São Francisco de Assis, no seio da família franciscana.
          Estes realizam a opção de viver a espiritualidade franciscana de maneira secular, como jovens em amadurecimento de sua vocação como parte da Ordem Franciscana Secular, da qual a JUFRA é uma parte integral.



Nos dias 10 e 11 de junho de 2017, na Casa Santa Clara, a animadora fraterna da JUFRA no Regional Norte 2 da OFS, Irmã Natalina Teodósio Rodrigues Borges (oriunda de Vigía), visitou o Núcleo da JUFRA de Belém que tem como responsáveis os jovens: Bruna Silva e Nailton Carvalho e Deivisson Vieira, bem como o Irmão Antônio Alves Sousa, OFS - Ministro da Fraternidade São Frcº de Assis e o formando da OFS Pablo Santos. O evento teve o objetivo de formação inicial para futura ereção de uma nova Fraternidade da JUFRA na Paróquia de São Francisco de Assis – Capuchinhos. O encontro contou com o apoio logístico da Irmã Ana Rita Duarte (Belém) e Irmã Laís Chagas (Bragança) e cerca de 18 jovens participaram diretamente do encontro de formação.

O Manifesto da JUFRA do Brasil afirma:“Nós, jovens jufristas, cremos no amor que é a essência da vida, que se exprime de maneira VERTICAL, no relacionamento com Deus, que colocamos acima de tudo, e de maneira HORIZONTAL, no relacionamento dos irmãos de modo especial com os empobrecidos e oprimidos. (1Jo 4, 20-21)”.

Leitura da esquerda para direita: Pablo, Laís, Natalina, Deivisson, Bruna e Nailton

Assim, JUFRA é a divisão juvenil da Ordem Franciscana Secular, que surgiu em 1950 na Itália.

Ela se divide em três segmentos por faixa etária:
▪ Micro-Jufra – entre os 9 e os 12 anos;
▪ Mini-Jufra – entre os 12 e os 15 anos; e
▪ JUFRA (propriamente dita) – jovens entre 15 e 30 anos.

Tendo caráter secular, os integrantes da JUFRA (jufristas) tem como padroeira Santa Rosa de Viterbo. Mas, não precisam viver em mosteiros, conventos ou claustros, pois, sua vocação é viver normalmente entre as outras pessoas (ou “no Século”) e, portanto, podem casar e ter filhos. Porém, devem procurar viver em obediência ao Evangelho, como o fez São Francisco de Assis..
Sobre a relação OFS e JUFRA, o "A Fraternidade como serviço é a principal e fundamental forma de diaconia (serviço ao próximo) fraterna, porque o irmão não é um objeto a ser dominado, mas um "fardo" que se carrega; e é irmão, exatamente, porque pesa sobre os ombros dos outros. A comunhão fraterna se realiza no "suportar", como no suportar se realizou a comunhão entre Deus e os homens. De fato, Deus suportou os homens no Corpo de Cristo... (Is 53,4-5).
A comunhão fraterna é a comunhão da Cruz, quando se sente o peso do outro. Do contrário, não seria comunhão cristã e se estaria renegando a lei de Cristo, se não se sentisse o peso do irmão."

(Do Manual para a Assistência à OFS e JUFRA)


Parabenizamos a todos os irmãos e irmãs envolvidos neste esplendoroso evento!

0 comentários:

Postar um comentário