OFS

OFS

Pages

QUEM SOMOS

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

A Ordem Franciscana Secular (OFS) é uma associação de fiéis. No seio da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), a OFS ocupa posição específica que se configura como uma união orgânica de todas as fraternidades católicas espalhadas pelo mundo e abertas a todos os grupos e fiéis (Sejam estes Ordenados ou leigos que não estejam ligados a outra espiritualidade ou Ordem Religiosa). Assim, os irmãos e as irmãs, impulsionados pelo Espírito a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular (Cf. Reg. 2; CCGG. Art. 3º), são empenhados pela Profissão (no espírito dos conselhos/ votos evangélicos de Pobreza, Obediência e Castidade) a viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante a Regra confirmada pela Igreja.

A Ordem Franciscana Secular tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. No início de sua história vê-se reconhecida pela Igreja como irmãos e irmãs da penitencia. O Papa Honório III escreveu a colaboração do Cardeal Hugolino em escrever a primeira Regra “Memoriale Propositi” com a primeira denominação Ordem da Penitência, confirmada pelo Papa Gregório IX. Em 18 de agosto de 1289 o Papa franciscano Nicolau IV, com a Bula “Supra Montem” reconhecia São Francisco como fundador da Ordem da Penitência e a denominava de Ordem Terceira de São Francisco. Em 1883, o Papa Leão XIII promulga uma nova Regra, com a Constituição “Misericors Dei Filius”.

Neste espírito, a OFS - também conhecida como Ordem Terceira de São Francisco de Assis (OTF) e Terceira Ordem Franciscana (TOF), é formada por cristãos que permanecendo no mundo, na diversidade de estado civil e condição social, se comprometem, por vocação a viver o Evangelho, em Fraternidade, observando a Regra aprovada pela Igreja Católica Apostólica Romana (Cf. Cânon, 702,1 = 587,2 - 303), a qual mediante a Carta Apostólica “Seraphicus Patriarcha”, de 24 de junho de 1978, com Breve do Pontífice Paulo VI, “Sob o anel do pescador”, aprovou a Regra renovada da Ordem Franciscana Secular, que ab-roga e substitui a anterior do Papa Leão XIII.

A vida do franciscano secular é vista como uma caminhada de crescimento global da pessoa humana e cristã na escuta do chamado de Deus e da conversão contínua ao Seu projeto, “passando do Evangelho à vida, e da vida ao Evangelho” (Cf. Reg. 4). A os franciscanos seculares são chamados a colaborar na construção da Igreja, como sacramento de salvação para todos os homens e mulheres, e constituídos pelo Batismo e pela Profissão <<Testemunhas e instrumentos da sua missão>> anunciam Cristo pela vida e pela palavra (cf. Reg. 6). O seu apostolado preferencial é o testemunho pessoal no ambiente em que vivem e o serviço para a edificação do Reino de Deus nas realidades terrestres.

Por tanto, a expressão do apostolado franciscano secular é ser Presença no mundo: ser Igreja em saída, um laicato maduro com formação humana/ cristã/ franciscana. Atuando deste modo, na transformação da sociedade, construindo um mundo mais humano, fraterno e solidário. Assim, por meio do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) em articulação com o Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia (SINFRAJUPE), vivemos o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo e buscamos estar ao lado dos mais pobres como pessoas marginalizadas (em especial enfermos e idosos) e somos afiliados ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

EREÇÃO DA FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - OFS:

Sempre quando uma Fraternidade dos Frades chegava em uma localidade, logo nossos irmãos cuidavam de formar e Eregir uma Fraternidade da OFS. Seguindo está prática, constam nos autos:

1.      Fr. Mansueto de Peveranza, OFMCap, de acordo com o Superior Regular e com prévia licença escrita do Ordinário Diocesano, depois de ter suficientemente instruído o povo, com pregação diária, durante todo o novenário em preparação à Festa de São Francisco de Assis, nesta data (04 de outubro de 1907) com satisfação e admiração de todos, impôs solenemente o Sagrado Hábito da Ordem Terceira de São Francisco a 200 pessoas de ambos os sexos, ficando assim instalados as duas congregações na nossa Capela de N. Sra. Auxiliadora dos Cristãos em Belém. Aguardando, todavia por ocasião mais oportuna a formação e a nomeação dos Mesários ou respectivos Conselhos”. (Por Fr. João Pedro Sexto – Superior Regular, conforme livro tombo Belém, Pág. 52 / Fl.53).

2.      Em 1957, a OFS comemorou seu Jubileu de Ouro - 50 anos de ereção em Belém do Pará, como consta na revista mensal de orientação franciscana – propriedade dos “padres” capuchinhos da Custódia Maranhense. Na época, a Ministra da Fraternidade era irmã Hermínia Távora de Albuquerque que informa que dia 04 de outubro de 1957 a OFS recebeu a profissão solene de mais 37 noviços. 

3.  Em profunda comunhão com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, a Fraternidade S. Francisco de Assis, CNPJ: 04788261/0001 – 79 se reunia no salão Bento XV, anexo à Paróquia dos Capuchinhos (Situada na Tv. Castelo Branco Nº 1541, São Brás, CEP: 66063-223). Até que em 18 de outubro de 1971 conseguiu sede própria denominada “Núcleo Promoções Santa Clara – Abrigo à velhice Desamparada”[1] localizada na Tv. Guerra Passos - Pass. Virgílio de Mendonça, nº 08, conjunto Alacides Nunes, CEP: 66073-290, Bairro Guamá, Belém/ Pará. Cujo terreno foi doado pela Santa Casa de Misericórdia do Pará.

4.     Os arquivos de atas da OFS datados antes de 1957 foram extraviados em uma situação de reforma de nossa sede. Contudo, o livro tombo dos Capuchinhos de Belém - presente na sede da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo (na cidade de São Luis/ Ma), o documento sobre o Decreto de Ereção (Cf. Art.46 CCGG) e demais documentos históricos citados, já servem como embasamento de nossa presença na Arquidiocese de Belém.

5.  Em 04 de outubro de 2007 a OFS – Fraternidade São Francisco de Assis comemorou seu centenário de presença nestas terras amazônicas e se prepara agora para festejar em 2017 seus 110 anos de ereção. Ainda de 16 agosto a 08 de dezembro de 2018 o regional norte 2 da OFS estará recebendo a Relíquia de São Francisco de Assis.

6.   Muitos irmãos e irmãs doaram suas vidas, seguindo os passos de São Francisco de Assis, ao professarem a Regra da Ordem Franciscana Secular em Belém. Destes podemos listar, a partir do ano de 1957, os Ministros (as) que serviram por muitos anos com presteza e generosidade a esta Fraternidade: Irmã Hermínia Távora de Albuquerque (1957 a 1961); Irmã Justina Pinto Gama (1961 a 1964); Irmã Rosa Melo do Rosário Sousa (1964 a 1970); Irmã Ondina Mendonça de Moraes (1970 a 1974); Irmã Margarida Botelho da Costa (1974 a 1977); Irmão Josemar Pragama Toscano (1977 a 1980); Irmã Flaviana da Silva Castello Branco (1980 a 1981); Irmã Amélia Catarina Lobo Pinheiro (1981 a 1989); Irmã Zilma Alves Magalhães (1989 a 1996); Irmã Inês Amaral Pereira (1996 a 1999); Irmão Lélio Railson Dias de Alcântara (1999 a 2002); Irmã Inês Amaral Pereira (2002 a 2005); Irmã Marúcia Conceição Tocantins Conte (2005 a 2008); Irmão Raimundo Nonato Lopes Paulo (2008 a 2011); Irmão Lucivaldo da Silva Costa (2011 a 2013); Irmã Marúcia Conceição Tocantins Conte (2013 a 2016); Irmão Antônio Alves de Souza (2016 a 2019).

7.     A Fraternidade São Francisco de Assis, em sua sede própria citada no parágrafo 16, tem convívio fraterno aos primeiros e terceiros domingos de cada mês, das 8h às 12h, nos quais oferecemos formação continuada. Somamos trinta e sete irmãos: 11 irmãos que estão afastados no Serviço aos Enfermos e Idosos (SEI), 19 professos ativos, 04 formandos, 04 iniciantes, 02 simpatizantes.

8.      A missão dos Franciscanos Seculares é atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular (Cf. Reg. 2; CCGG. Art. 3º), empenhados pela Profissão à Regra xxx comprometem-se a viver o Evangelho à maneira de São Francisco. Como apostolado de sua vocação específica, a OFS se dedicou a abrigar pessoas idosas desamparadas assistindo-as com uma equipe de profissionais de saúde e irmãos professos da Fraternidade que cuidavam do funcionamento do Núcleo. Atualmente, o referido abrigo encontra-se desativado. Contudo outras obras sociais são realizadas para a comunidade do Guamá. E também é disponibilizado o espaço para os encontros fraternos e de formação, retiros, capítulos e outros eventos religiosos.

9.      Nossas atividades mais relevantes são: acolhida em nossa casa, a assistência de animação fraterna ao Núcleo da Juventude Franciscana (JUFRA), com 12 irmãos presentes na comunidade Santa Isabel da Hungria (Paróquia dos Capuchinhos), formação semanal da OFS (Formação humana, cristã e franciscana), atividades de divulgação e manutenção do carisma franciscano, comunicação, liturgia, catequese, e participação nas pastorais sociais em diversas paróquias da Arquidiocese de Belém. Por meio da Coordenação dos Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação – CODHJUPIC (serviço de nosso carisma secular) somos Presença no Mundo.

10. Os dezenove irmãos professos ativos na Fraternidade São Francisco de Assis pertencem respectivamente às paróquias: Adna Neirão Reymão, (Capuchinhos); Ana Rita Duarte de Oliveira (Jesus Bom Samaritano); Antônio Alves de Souza (Nossa Senhora Rainha da Paz); Cloves de Miranda Lima (Santa Cruz); Elizabet Dias de Alcântara (Capuchinhos); Francisco José Corrêa de Araújo (Capuchinhos); Glória Maria de Carvalho Sousa (Capuchinhos); Irene Batista (Paróquia Nossa Senhora Da Graça – Catedral); Josefa de Miranda Lima (Santa Cruz); Lélio Railson Dias de Alcântara (Capuchinhos); Lorena Silveira Castelo Abdon (São José de Queluz); Luana Teixeira do Carmo (Capuchinhos); Maria do Socorro Pinheiro de Moraes (Capuchinhos); Maria da Silva Freitas (N. Srª de Nazaré do Desterro - Basílica Santuário); Maria da Paz Gonçalves (Capuchinhos); Margarida Assis de Oliveira Mendes   (São Jorge); Marúcia Conceição Tocantins Conte (Santíssima Trindade); Raimundo Nazareno Cardoso Abdon (São José de Queluz); Raimundo Nonato Lopes Paulo (Cristo Rei).

11.  Sobre a nossa sustentabilidade financeira, os irmãos e irmãs contribuem mensalmente com a doação fraterna para custear a manutenção da sede da Fraternidade, vida fraterna, ações sociais e pastorais e contribuição fraterna para o Regional Norte 2. Alugamos algumas dependências de nossa sede para eventos religiosos e estabelecemos parceria com os frades capuchinhos e pastorais sociais.

12. Na Arquidiocese de Belém, além da Fraternidade São Francisco de Assis, há mais duas Fraternidades: Santo Antônio de Lisboa (Erigida dia 04 de outubro de 1992, em Belém - com 08 irmãos professos. Responsável Irmã Casimira de Melo Savelarinho - Paróquia Santo Antônio de Lisboa) e Santa Maria dos Anjos (Erigida dia 04 de outubro de 2004, em Icoaraci - com 12 irmãos professos. Ministro Irmão Ricardo do Nascimento - Paróquia Nossa Senhora de Fátima).

13.    No Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) estamos organizados em dois Regionais da OFS:

14.  O Regional Norte II da OFS compreende as Fraternidades localizadas no leste do Estado do Pará e todo o Estado do Amapá. São 13 Fraternidades distribuídas nas seguintes cidades: Belém (2), distrito de Icoaraci (1), Vigia (2), Castanhal (1), Igarapé Açu (1), São João de Pirabas (1), Tucuruí (1), Macapá (1), Abaetetuba (2) e Capanema (1). Além destas Fraternidades já erigidas canonicamente, temos 04 núcleos, isto é, Fraternidades em formação, nas cidades de Breu Branco, Primavera, Marabá e Barcarena. O Conselho do Regional Norte II da OFS está constituído pelos seguintes irmãos: (Ministra) Dinair Teresinha de Souza, (Vice-ministra) Jucilene Caldas da Silva, (Coordenador de formação) Antônio Carlos Soeiro de Sousa, (Secretária) Teresinha Moreira da Silva, (Tesoureiro) Antônio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt. Pelos Conselheiros: Coordenadora para o 1° distrito: Rute Araújo Oliveira, Coordenador para 2° distrito: Luana Teixeira do Carmo, Coordenador para 3° distrito: José Roberto Ferreira da Silva. E um Conselho Fiscal. O Regional Norte II da OFS confiado à Assistência Espiritual de Frei José Carlos Pestana, OFM Cap.

15.  O Regional Norte III da OFS compreende as Fraternidades localizadas no Oeste do Estado do Pará São 09 Fraternidades distribuídas nas seguintes cidades: Santarém/PA (2), Óbidos (1), Juruti (1), Distrito de Muirapinima (1), Altamira (1), Itaituba (1), Alenquer (1), Ururará (1). O Conselho do Regional Norte III da OFS está constituído pelos seguintes irmãos: (Ministra) Nazaré de Jesus Santos, (Vice-Ministra) Sirlene de Sousa Moureira, (Formador) Aldo Luciano Corrêa de Lima, (Secretária) Jaiane Gaspar de Almeida, (Tesoureiro) Antônio Desterro Gomes Martins, Coordenador para o Distrito 01 - Geraldo Correa Amaral, Coordenador para o Distrito 02 - Maria da Silva e Silva, Coordenador para o Distrito 03 - Zilma Canto Tavares. Conselho Fiscal: 1º Titular - José Pedroso Filho; 2º Titular – Zilma Canto Tavares; 3º Titular – Claudionor Pereira; 1º Suplente – Antônio Leonardo Martins; 2º Suplente – Djane Nascimento Amaral e 3º Suplente - José Ribamar Duarte. O Regional Norte III da OFS confiado à Assistência Espiritual Regional de Frei Carlos Weber, OFM.

Maiores Informações:

Glória Maria Carvalho de Sousa: 
(91) 98213 - 9403 / 3249 - 1989

Cláudio Alves: (91) 98152 - 4563

Ana Rita Duarte: (91) 99283 - 0963



[1] Atestado assinado por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, Arcebispo de Belém, em 13 de outubro de 1971.

Um comentário:

  1. A Juventude Franciscana foi a primeira associação criada em Belém, em 20 de março de 1954, pelo frade Alfredo da Como. Em meu livro " A PRESENÇA DOS FRANCISCANOS EM BEÉM DO PARÁ; JUFRA 1954/1974" fica bem exolicada a criação e a história de tão magnãnima associação de jovens franciscanos. Leia o livro!

    ResponderExcluir