Em
seu objetivo geral, a formação é afirmação crescente da personalidade e
desenvolvimento das faculdades e capacidades da pessoa humana (corpo, alma,
psiquê) – que é o sujeito desta formação, e anseia uma formação integral usando
os meios adequados, para viver como membros da sociedade, da Igreja e da OFS.
A
Fraternidade é “o ambiente privilegiado para desenvolver o sentido eclesial e a
vocação franciscana e ainda para animar a vida apostólica de seus membros”
(Reg.22). Neste contexto a formação tem como objetivo de ajudar aos irmãos/
irmãs para reencontrar a novidade e a vitalidade da própria vocação, como Dom
do Espírito Santo no seguimento de Jesus, ao modo de Francisco de Assis. Neste
sentido, espera-se que o franciscano secular tenha as condições necessárias
para responder com generosidade e docilidade ao chamado de Deus.
A
formação é, por tanto, um meio para ajudar a aprofundar a nossa resposta em
nossa vida diária que se concretiza nas dimensões: Discernimento vocacional;
Assimilação do Carisma; Formação permanente. Tal formação compreende os
seguintes elementos: Formação Humana; Formação Cristã; Formação Franciscana e
Formação Apostólica Secular. O candidato é o protagonista e centro, sujeito e
objeto da formação. E por isso, o resultado da ação formativa está ligado a sua
docilidade, À ação do Espírito Santo e à efetiva colaboração da Fraternidade.
O
processo de formação do franciscano secular, segundo as indicações dadas pela
Regra (cf. Reg. Art 23) e das Constituições (cf. CCGG art.37-44), se desenvolve
em três tempos: Iniciação, Admissão à
Ordem e Profissão da Regra. Tempos esses que constituem e caracterizam a
Formação Inicial e a Formação Permanente.
Antes
do tempo de formação inicial, há o processo de animação vocacional que
destina-se ao exercício da Pastoral da acolhida e do cultivo das vocações, na
qual o candidato é também denominado aspirante. A formação inicial abrange: o Tempo de Iniciação (duração de 01 ano,
prorrogável, por mais 01 ano) e o Tempo
de Formação (duração de 02 anos, prorrogável por no máximo mais 01 ano). Após
completar este tempo e professar a Regra,
a formação permanente procura, através de um processo de crescimento constante,
de discernimento, de abertura ao Espírito, de disponibilidade e de decisão, a
melhorar a qualidade de vida fraterna, a participação na missão da Igreja e as
respostas aos desafios do mundo contemporâneo, com criatividade e firme decisão.
A formação permanente, por isso, é
uma exigência da progressiva realização do franciscano secular, enquanto “ser
humano imperfeito” no caminho incessante (por toda a vida) em direção ao estado
de “ser humano perfeito” na medida que convém à plena maturidade de Cristo.
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