Os irmãos e irmãs do Distrito 04 da Ordem Franciscana Secular - Regional Norte 2 (Pará leste Amapá), estiveram reunidos na Fraternidade Frei Damião de Bozzano, em Tucuruí-Pa, com o objetivo de Estudar o Tema: Os desafios de ser franciscano encarnado na realidade pós-sínodo da Amazônia. Com o Lema: Vai e reconstrói o que está decaído. O evento contou com a assessoria do irmão Francisco José Corrêa de Araújo - OFS/ Belém, e iniciou ás 14h do dia 25/01. Cerca de 50 participantes simpatizantes, formandos e professos da OFS, JUFRA e lideranças da IMMF oriundos de: Tucuruí, Breu-branco e Marabá. O Encontro interdiocesano do 4º Distrito é uma exemplo de evangelização fraterna para todos do regional.
Roberto (Breu Branco), Francisco (SINFRAJUPE), Leonardo (Fr. Damião/ Tucuruí), Ailda (4º Distrito OFS N2), e Stheffania Santo (Marabá). |
Segundo o assessor, podemos sinalizar sete maiores desafios diante do Sínodo para a Amazônia que caminha avante:
1) O ser cristão: Implica em abraçar a fé cristã com amor, a qual nos exige um conversão constante. Respeitar o Papa e seu magistério;
2)Laudato Si: Vários Franciscanos (as) ainda não estudaram este texto, lançado no ano de 2015. Ele é muito importante para compreender e acompanhar os outros documentos.
3) Sínodo para a Amazônia: Antes de ler e compreender o Documento Final é importante reconhecer todo o caminho que o produziu.
4) O Carisma Franciscano: um dom para a Igreja, nosso carisma nos desafia pela vivência penitente expressa em nossos pilares: contemplação, fraternidade, menoridade e apostolicidade.
5) CFFB e SINFRAJUPE: a relação de pertença entre as expressões Franciscanas e nossa relação de Serviço Interfranciscano, eclesial e extraeclesial permanece como um desafio a ser superado, sobre tudo no pós sínodo.
6) JPIC: O serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação foi abraçado como uma prioridade do Conselho da OFS do Brasil e elaboramos uma cartilha para estudo. Agora, mãos à obra.
7) Vivência do Pará: nosso estado é o maior em extensão territorial e também o maior no índice de desmatamento da Amazônia legal brasileira. Diante deste desafio e de outros, como as da hidroelétrica de Tucuruí, somos chamados a ser sinal de conversão ecológica neste chão como um sinal expressivo de nossa vida de penitência: Conversão total ao Reino!
Segundo irmã Ailda Roberta Ouriques de Oliveira Gouveia - OFS, coordenadora do 4° Distrito, vários simpatizantes ao carisma foram convidados para este momento de festa (fraternidade, oração ecológica, Celebração Eucarística, estudo, convivência...) transformando-o em um momento de animação vocacional. Dia 26/01, ao final do encontro, muitos simpatizantes decidiram permanecer conosco e serem admitidos aos tempo de iniciação na OFS. Os desafios existem para serem superados, nesta esperança contamos com as bençãos do Bispo da Diocese de Cametá, Dom Altevir da Silva, C.S.Sp e Dom Vital Coberlline, Diocese de Marabá.
EM SAÍDA |
IRMÃO AMARILDO DA SILVA, SMSST |
Da capela para o mundo! Em saída! |
0 comentários:
Postar um comentário