OFS

OFS

Pages

ORDEM FRANCISCANA SECULAR COMPLETA 110 EM BELÉM

Fraternidade São Francisco de Assis festeja no ano de 2017, cento e dez anos.

SERVIÇOS AOS ENFERMOS E IDOSOS

Refletindo sobre o Serviço dos Enfermos e Idosos (SEI) na Ordem Franciscana Secular.

A FORMAÇÃO DO FRANCISCANO SECULAR

a formação é afirmação crescente da personalidade e desenvolvimento das faculdades e capacidades da pessoa humana.

CAPÍTULO GERAL DA OFS

Eu os envio ao mundo (Jo 17,18)

CASA DE EVENTOS SANTA CLARA

Faça aqui seu evento: Retiros, palestras, Seminários, confraternização.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

SANTOS E BEM-AVENTURADOS DA OFS

Atingir a perfeição da caridade é a meta dos leigos e leigas que se consagram à viver o Evangelho a maneira de São Francisco de Assis, o qual nos inspirou viver a Regra da OFS como caminho certo de santidade. Unidos à todos os santos da Família Franciscana, conheça alguns santos e santas (Nobres, Sacerdotes, Penitentes, Operários, etc) que viveram sua missão secular consagrando-se à Deus nos passos seráficos na Ordem Franciscana Secular:


Janeiro

Junho

Agosto

Dezembro


Fontes:
http://www.franciscanos.org.br/

domingo, 4 de fevereiro de 2018

OFS E A TEOLOGIA DO LAICATO

Hoje, dia 04 de fevereiro de 2018, a Fraternidade S. Francisco de Assis/Belém - OFS iniciou seu aprofundamento sobre a Teologia do Laicato com a assessoria do Prof. Angelo Paganelli. São grandes os desafios teológicos, sociais, eclesiais... para o Ano do Laicato, pois o mundo anda muito sem "sal" e sem "luz". E por isso, os momentos de estudo são fundamentais para apurarmos o gosto e o esplendor do evangelho que devem ressoar no testemunho secular dos cristãos leigos e leigas. 

A OFS tem por vocação ser Presença no Mundo, atuando nos areópagos e vivenciando a missão em garantir os Direitos Humanos, a Justiça, a Paz e a Integridade da Criação como elementos específicos de nosso carisma franciscano. E vamos caminhando junto ao Conselho do Laicato para nos fortalecermos neste ministério. 
Segundo Leandro José Lopes, "a concepção teológica dos cristãos leigos na linguagem e doutrina da Igreja Católica, parte da eclesiologia como o lugar teológico da existência constante do laicato na tradição eclesial, analisando os fatores de natureza histórica e de natureza teológica segundo os quais se evidenciam nuances na forma e no grau de envolvimentos dos membros do laicato na missão da Igreja." (LOPES, 2012)

E como sujeito eclesial os cristãos leigos e leigas são chamados a escreverem mais uma página da história da Igreja, sendo presença no mundo. 

Paz e bem!