OFS

OFS

Pages

ORDEM FRANCISCANA SECULAR COMPLETA 110 EM BELÉM

Fraternidade São Francisco de Assis festeja no ano de 2017, cento e dez anos.

SERVIÇOS AOS ENFERMOS E IDOSOS

Refletindo sobre o Serviço dos Enfermos e Idosos (SEI) na Ordem Franciscana Secular.

A FORMAÇÃO DO FRANCISCANO SECULAR

a formação é afirmação crescente da personalidade e desenvolvimento das faculdades e capacidades da pessoa humana.

CAPÍTULO GERAL DA OFS

Eu os envio ao mundo (Jo 17,18)

CASA DE EVENTOS SANTA CLARA

Faça aqui seu evento: Retiros, palestras, Seminários, confraternização.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

CAPÍTULO AVALIATIVO LOCAL - 2017

A Fraternidade São Francisco de Assis/ Belém - OFS, dias 16 a 17 de dezembro de 2017, realizou o Capítulo Avaliativo Local com o tema:“FRANCISCANOS SECULARES EM SAÍDA – UM LAICATO MADURO”. Este Capítulo foi realizado em nossa sede: Casa Santa Clara e objetivou ser uma bela celebração fraterna onde se fortalece nossa vida de Oração, Estudo, Fraternismo, avaliação e Planejamento das  ações para o ano de 2018.


Em comunhão com o Ano do Laicato (26/11/2017 a 25/11/2018) e observando nossa missão de leigas e leigos consagrados que expressam sua missão de “Presença no mundo” como testemunho vivo de nosso carisma franciscano, a reflexão do tema proposto ajudou a aprofundar a compreensão de nossa identidade e vocação secular.

No dia 16/12, após as Orações, estudamos o tema baseado no documento 105 da CNBB sobre o Ano do Laicato e organizamos nossas atividades em nove dimensões: 1) Conselho; 2) Animação Vocacional e Etapas Formação; 3) Liturgia; 4) Vida e Fraternidade; 5) Serviço aos Enfermos e Idosos; 6) JUFRA; 7) Casa Sta Clara; 8) Missão -  serviços pastorais dos irmãos; 9) Comunicação – Redes sociais, E-mail ofs.fraco.1907@gmail.com, Blogger https://ofs-saofrancisco-belem.blogspot.com.br/  relações com a CFFB, Regional da OFS, CNBB N2, Arquidiocese, Paróquia São Francisco de Assis (Frades Menores Capuchinhos) e comunidades. 


Como processo de reorganização, a Fraternidade  escolheu Irmão Francisco José Corrêa de Araújo para ser o novo Tesoureiro e Conselheiro e definiu alguns eventos importantes para 2018 como: Profissão à Regra dos formandos aptos, Peregrinação da Relíquia de São Francisco de Assis, Retiros de Revisão de Vida, JUFRA, e Equipes de Visitação aos irmãos do SEI.  
No dia 17/11 concluímos nossa programação para 2018 e tivemos uma confraternização com sorteio de brindes entre os irmãos. 


sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

ZILDA ARNS: SAL DA TERRA, LUZ DO MUNDO E FERMENTO NA MASSA.

Zilda Arns Neumann (Forquilhinha25 de agosto de 1934 — Porto Príncipe12 de janeiro de 2010), filha de Gabriel Arns e Helene Steiner. Pertencente a uma prole de trezes irmãos, dentre eles Dom Paulo Evaristo Arns. Zilda foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira, uma leiga consagrada na Ordem Franciscana Secular (OFS) que fundou e coordenou internacionalmente a Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Hoje, celebramos 08 anos de sua Páscoa e fazemos memória de seu apostolado laico que seguiu os ensinamentos de Jesus em ser sal da terra, luz do mundo e fermento na massa. Ainda em vida, Zilda Arns recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. Em 2012, numa seleção por um formato internacional, Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos.
Zilda aprofundou-se em saúde pública, pediatria e sanitarismo, visando a salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário. Compreendendo que a educação revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade das crianças, para otimizar a sua ação, desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre bíblico da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo 6,1-15).

Que seu exemplo se multiplique entre todos os cristãos, em especial, entre os Franciscanos Seculares para que a cada dia nos tornemos ser sal da terra, luz do mundo e fermento na massa.

Fonte:
http://ordemfranciscanasecularcabofrio.blogspot.com.br/2011/01/zilda-arns-missionaria-franciscana.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Zilda_Arns
https://www.pastoraldacrianca.org.br/biografia-dra-zilda