OFS

OFS

Pages

ORDEM FRANCISCANA SECULAR COMPLETA 110 EM BELÉM

Fraternidade São Francisco de Assis festeja no ano de 2017, cento e dez anos.

SERVIÇOS AOS ENFERMOS E IDOSOS

Refletindo sobre o Serviço dos Enfermos e Idosos (SEI) na Ordem Franciscana Secular.

A FORMAÇÃO DO FRANCISCANO SECULAR

a formação é afirmação crescente da personalidade e desenvolvimento das faculdades e capacidades da pessoa humana.

CAPÍTULO GERAL DA OFS

Eu os envio ao mundo (Jo 17,18)

CASA DE EVENTOS SANTA CLARA

Faça aqui seu evento: Retiros, palestras, Seminários, confraternização.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

XV CAPÍTULO INTERNACIONAL DA OFS

XV Capítulo Geral Ordinário da OFS aconteceu em Roma de 04-12 de novembro de 2017. Tema: "Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo 17,18). Com a presença de 73 capitulares iniciaram os trabalhos do XV Capítulo Geral da OFS com a Eucaristia inaugural presidida pelo cardeal Pietro Parolín, secretário de Estado do Vaticano.
Trata-se de um capítulo "intermediário" do atual mandato de seis anos (2014-2020), no qual a fraternidade internacional da OFS se reúne para avaliar o status da Ordem em seus diferentes níveis, bem como o ritmo dos objetivos e prioridades estabelecidos para o período atual.
Em sua homilia, o cardeal Parolin pediu aos franciscanos seculares por "um compromisso mais profundo com Cristo", uma vez que é "a base indispensável de cada comunidade e perspectiva apostólica, além de garantir a eficácia de cada projeto pastoral".
Em homilia, Fr. Michael Perry, Ministro Geral da OFM, falou da necessidade de "liderança baseada na identidade, na experiência de Jesus", mas ao mesmo tempo Seja "dinâmico, relacional e crie sinergias".
O trabalho de avaliação começou com a apresentação dos relatórios correspondentes. Tibor Kauser, ministro geral da OFS, reconheceu que o número de franciscanos seculares está diminuindo, advertindo que "não podemos negar o problema da falta de interesse e falta de promoção da OFS e da JUFRA", embora "também vejamos muitos sinais encorajadores em muitas fraternidades nacionais".
Por sua parte, Fr. Amando Trujillo TOR, presidente da Conferência dos Assistentes Espirituais Gerais (CAS), destacou a "integração dos assistentes no trabalho da Presidência" e destacou alguns desafios que trabalham como uma "falta de conhecimento da identidade e missão da OFS por parte dos franciscanos religiosos".
O XV Capítulo comemorou de modo especial o 25º aniversário da morte de Manuela Mattioli, primeira ministra geral da OFS.

Por Francisco José Corrêa de Araújo

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

OFS CELEBRA 110 ANOS DE MISSÃO NA IGREJA DE BELÉM


Dia 04 de outubro, a Fraternidade São Francisco de Assis – Ordem Franciscana Secular celebrou seus 110 anos de fundação em Belém/ PA. O Festejo de São Francisco dá início às atividades de comemorações de nossa ereção, celebração da alegria do evangelho, engajamento nas novenas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 
É como presença no mundo que a Ordem Franciscana Secular vive sua consagração franciscana e está aberta a leigos e leigas, diáconos e padres seculares. Está filiada ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil e atua em diversas áreas pastorais e sociais em obediência ao que o Senhor nos ordena: Ser “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” (Mt 5,13-14). 

O CARISMA
            Em certos momentos da história humana, o Espírito Santo faz surgir pessoas que, através de uma profunda experiência com Deus, traz vida nova ao mundo. Assim aconteceu com Francisco de Assis.
Naquele certo dia, Francisco encontrou-se com o Evangelho e isso soou para ele como um convite, como uma revelação. E simplesmente viveu. Não teorizou sua experiência, mas realizou em si a reforma, mostrando implicitamente à Igreja o caminho possível a ser trilhado para sair da crise: reaproximar-se do Evangelho, reaproximar-se dos homens, especialmente dos pobres e humildes.


A experiência de Francisco encantou e atraiu os jovens de Assis, Clara, Antonio, Isabel da Hungria, Luís IX de França e muitos outros, e hoje ainda atrai aqueles que se deixam seduzir pela sua maneira de viver o Evangelho, na simplicidade, humildade, alegria, fraternidade; e entre esses estamos nós da Ordem Franciscana Secular.